Após 17 anos sai a primeira beta do Haiku R1

Depois de mais de 17 anos de desenvolvimento, o Haiku OS finalmente chegou sem sua primeira versão beta, foi uma longa jornada, que como é possível imaginar, ainda esta longe de acabar.

O projeto foi baseado em um sistema operacional chamado BeOS, lançado em 1995, que quase se tornou o sistema operacional usado nos computadores da Apple. Mas, ao invés de utilizar o BeOS, a Apple decidiu usar o OPENSTEP , sistema operacional desenvolvido pela NeXT, empresa fundada por Steve Jobs após ser expulso da Apple em 1985.

O desenvolvimento do Haiku, na época chamado de OpenBeOS, começou após a Be Inc ser fechada e o BeOS ser descontinuado, em 2001.  Em 2008, o Haiku já conseguia se compilar (pratica conhecida como self-hosting), e um ano depois, em 2009, foi lançada a primeira versão alpha do sistema (Haiku R1/Alpha 1).

E agora, 9 anos depois da primeira versão alpha, foi lançada a primeira versão beta do sistema (Haiku R1/Beta 1), grande marco na historia do projeto, que, igual o ReactOS (sistema operacional compatível com os programas e drivers do Windows NT), esta em desenvolvimento desde o inicio dos anos 2000.

Para os desenvolvedores, um dos maiores desafios no desenvolvimento do Haiku é o tempo entre o lançamento das versões do sistema, a ultima alpha do sistema, o Haiku R1/Alpha 4.1, foi lançada em 2012, mas, começando com essa primeira versão beta, eles pretendem lançar mais versões do SO, em intervalos regulares de 6 meses ou 1 ano, sem contar as constantes atualizações pelo gerenciador de pacotes.

Fontes:

Haiku Project
Computerworld

Facebook Twitter Email

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores. Comentários que não são pertinentes a discussão, com caráter ofensivo, com xingamentos, entre outros, serão deletados sem aviso prévio e os usuários serão banidos.

  • https://twitter.com/frednora Fred Nora

    legal 🙂